segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mizuno 10 Milhas (16.2km)

No domingo corri a prova de 10 milhas da Mizuno - duas voltas no Aterro, do Monumento dos Pracinhas até o Morro da Viúva. Aquecimento feito, programei o Garmin para um ritmo de 6'35"/km e larguei com a muvuca. Tudo ia bem até o km 10, quando bateu um cansaço. O fôlego estava ok, mas as pernas um pouco dolorias - provavelmente reflexo da noite anterior (tive um casamento, e apesar de só beber água, fiquei muito tempo em pé e fui dormir tarde).

Meu objetivo era, diferente do planejado, fazer os 16km sem parar (a planilha pedia duas pausas com caminhadas, após os km 8 e 13). No entanto, reavaliei minha posição e caminhei por 5 minutos após o km 11, aproveitando para tomar um sachê de gel e me hidratar. Depois, fui embora em um ritmo mais acelerado até fechar a prova com pace médio de 6'27"/km @ 152 bpm.

domingo, 30 de maio de 2010

Consulta e Exames

Finalmente tomei vergonha na cara e fui em um médico. A idéia é fazer além dos exames tradicionais um teste ergoespirométrico (foto ao lado) a fim de conduzir meu treinamento de corrida de forma mais efetiva.

Recomendado por um amigo, fui no Dr. João Olyntho (cardiologista). Coincidentemente, ele é um grande conhecido da galera do vôlei que me tratou, já que é médico do COB.


De maneira geral, o teste ergoespirométrico analisa trocas gasosas e ventilação monitorando a freqüência cardíaca, portanto suas principais variáveis são: VO2 (consumo de oxigênio), VCO2 (produção de gás canônico), R (relação entre VCO2 e VO2), VE (ventilação) e FC (freqüência cardíaca). Através destas, deverão ser encontrados: limiares ventilatórios (LAV1 e LAV2), VO2 pico ou máximo e FC máxima.

Foi uma consulta bem longa, com muita conversa, e eu gostei muito. Vamos fazer um plano de exercícios e nutrição especializado daqui em diante. Já vi que vou precisar de muita disciplina...

De cara, vou precisar encarar uma dieta - ainda estou longe da composição ideal (massa gorda x massa magra) para um maratonista e o Dr. Olyntho quer que eu me livre de uns 4kg (estou com 79kg).

10km CCL

Post atrasado, referente ao treino de sexta. Ao contrário do treino anterior, esse foi bem tranquilo. Corri bem solto, mantendo um bom ritmo, um pouco mais rápido até que o que a planilha pedia (média de 6'25"/km @ 150 bpm).

quinta-feira, 27 de maio de 2010

12km CCL

Mais um treino de meio de semana sofrido. Fui bem até o km 4, quando tudo começou a me incomodar: a pochete com o gel e dois mini aqueezes de água, dor nas costas, falta de fôlego, cansaço... Enfim, cheguei a parar e caminhar por alguns minutos para ver se melhorava. Chegando no km 6, outra caminhada, aproveitando pra tomar o gel e beber a água.

Depois disso me forcei a esquecer das dores/incômodos e comecei a correr forte. Queria recuperar o tempo de caminhada, terminando o treino dentro do pace médio. O resultado foi um split negativo, fazendo os 6km restantes bem mais rápido que o ritmo desenhado pro treino. Deu certo - no geral, pace de 6'32"/km @ 154 bpm.

domingo, 23 de maio de 2010

16km CCL (indisciplinado)

Subindo mais um degrau nos treinos, hoje fiz o primeiro longo de 16km. Tudo estava indo bem até o km 12, chegando no Aterro do Flamengo. Estava rolando uma prova da Corpore, a RJ Classic (Corrida dos Fuzileiros Navais) e eu acabei me metendo no meio da galera.

O momento era de desacelerar e andar um pouco, mas corri ao lado de um dos pelotões de militares que participava da corrida e acelerei com a tropa. Foram quase 3km bem rápidos, indo de 6'/km a 5'30"/km. Cruzei o pórtico de chegada com o clássico Paulão (locutor da Corpore e amigo da família Branca Esportes) animando a galera, andei os 5 minutos de descando e depois continuei correndo mais 1km até a Cinelândia, onde finalizei meu treino na frente do Teatro Municipal.

Resumo: pace médio de 6'28"/km (era pra fazer a 6'40"/km) @ 157 bpm.

Kit Longão

Quando saio de casa no final de semana para um treino mais longo, carrego comigo um kit básico de sobrevivência. Vou de Ipanema até o Centro passando por Copacabana, Urca, Botafogo, Flamengo e Glória. Sempre sozinho, sem apoio - por isso levo alguns itens básicos em uma pochete de neoprene.


Sachês de carboidrato (pra abastecer o tanque durante o treino), cartão do metrô (pra voltar pra casa), cartão do plano de saúde (identificação e ajuda em caso de emergência), dinheiro (pra comprar água/gatorade), chave de casa e celular.

sábado, 22 de maio de 2010

Gripe... e +10km CCL

Não fiz o primeiro treino dessa semana (12km). Pelo segundo mês consecutivo, na semana de maior carga de trabalho/stress, minha imunidade baixou e eu gripei por uns 3 dias... Seguindo a velha máxima de "treino perdido, treino esquecido", só me restou correr os 10km de ontem.

Acabei indo muito bem - ritmo de 6'32"/km @ 150 bpm!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

14km CCL

Já escrevi aqui o quanto eu gosto dos longos no final de semana. A ausência de preocupação com compromissos (leia-se "trabalho") e uma maior liberdade pra escolher o percurso tornam estes treinos muito mais prazeirosos. Este domingo estava bem agradável, um dia muito bonito mas sem aquele calor infernal do verão. A paisagem também ajuda - mais uma vez saí de Ipanema e corri até a Glória, dando uma passada pela Urca.

Bom, foram 14km com uma pequena pausa de 2 a 3 minutos na metade do percurso pra comprar uma garrafa d'água e beber após o gel de carboidrato. De resto, treino bem tranquilo, tanto de pace quanto de FCM (6'32"/km @ 152 bpm).

sábado, 15 de maio de 2010

9km CCL

Contrariando o último post, o treino de sexta foi bem tranquilo. Corri mais solto, com velocidade e FCM dentro do planejado (pace de 6'38" @ 144 bpm).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

10km CCL

Em geral os treinos do meio da semana não são muito bons. Não sei se é por conta do horário, do sentimento de "obrigação" que rola... O fato é que eu prefiro muito mais os longos dos finais de semana, quando corro com mais calma e mais liberdade. Ontem fiz mais um treino de 10km que eu não me senti confortável. Corri dentro da meta, até um pouco mais rápido do que eu devia (pace de 6'33"@ FCM 152 bpm), mas me senti cansado, com as pernas pesadas...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

14km CCL

É fato, eu realmente prefiro correr na chuva. Especialmente quando cai aquela chuva fina, sem muito vento, que não chega a te deixar encharcado, mas é boa o suficiente pra não te deixar com calor. Outro ponto é que as ruas ficam mais vazias! Ontem fui correr mais tarde (havia dormido muito mal na véspera) mas não fez a menor diferença.

Bom, estamos progredindo. Foram 14km com ritmo médio de 6'40"/km @ 140 bpm. Treino bem agradável. Mandei pra dentro um gel de carboidrato no km 7 pra ajudar a segurar o ritmo.

domingo, 9 de maio de 2010

8km CCL

Sem muita coisa a acrescentar. Treino tranquilo.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

10km CCL

Treino meio sofrido o de ontem, não corri muito bem... Sei lá, as pernas estavam um pouco pesadas, me arrastei um pouco. Estava com o Garmin mas sem a faixa do frequencímetro, pois na pressa de sair de casa acabei não procurando direito. Assim, foquei no pace da planilha (6'40"/km) independente da FCM.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

12km CCL

E as distâncias vão aumentando, devagar e sempre - ontem foram 12km. O percurso natural seria ir até o Leme e voltar, mas resolvi fazer um trajeto diferente. Chegando no final de Copacabana, peguei a Av. Princesa Isabel e atravessei o túnel, chegando em Botafogo. De lá, segui até o Largo do Machado, onde peguei o metrô pra voltar para Ipanema. O percurso inteiro tem ciclovia, então é bem tranquilo e seguro. Nos treinos longos vou fazer isso - sair de Ipanema e seguir a ciclovia até o Centro, voltando depois de metrô (melhor do que ficar dando voltas na Lagoa).

Em relação ao treino em si, uma boa evolução: pace médio de 6'33"/km @ 156 bpm.